O maior erro dos empreendedores do setor de festas é concentrar todas as suas estratégias de marketing em um único canal que geralmente é o Instagram.
O Instagram é sim uma boa ferramenta de divulgação e talvez o primeiro quando se fala em divulgar produtos ou serviços para eventos, mas não é o único meio e nem o melhor deles.
Segundo Adam Mosseri, CEO do Instagram, a plataforma é focada em criadores de conteúdo e não em marcas/negócios, por isso se você não assumir uma postura de criador de conteúdo fica difícil conseguir fazer marketing de forma orgânica por lá.
Sendo assim, abaixo estão algumas opções de mídias digitais que podem ser boas alternativas para divulgar produtos e serviços de festas?
Facebook – Ao contrário do que dizem por aí o Facebook não morreu, ele segue mais vivo que nunca e dados confirmam que as pessoas passam mais tempo no Facebook do que no próprio Instagram. Mas a forma de atuar por lá mudou já que as páginas corporativas não possuem alcance orgânico, o ideal é utilizar o perfil pessoal e as comunidades para interagir e fazer negócios.
Pinterest – Milhões de brasileiros acessam a plataforma todos os dias em busca de inspiração sobre moda, beleza, casamentos, festas e gastronomia. É uma excelente mídia para apresentar produtos e serviços e ser descoberto.
Tik Tok – Se você ainda acha que essa é uma “rede de dancinhas” para adolescentes, está completamente enganado, primeiro porque essa plataforma não é considerado uma rede social, mas sim uma mídia social, porque ela não favorece a interação, mas sim o consumo de conteúdo, em segundo lugar porque já é possível encontrar por lá todo o tipo de assunto e apesar de ser a mídia preferida da geração Z, seu público já abrange todas as faixas etárias. Por ter um algoritmo rápido e preciso é ótimo para alcançar um público segmentado.
Threads – A nova rede social da Meta lançada a cerca de um ano teve um grande boom de entrada de usuários nos primeiros dias, mas como a maioria não estava familiarizada com esse tipo de rede (inspirada no Twitter/X) muitos acabaram deixando de usar ou nem usando a plataforma. Ms graças a integração que existe com o Instagram o interessem pela rede tem aumentado e atraído um público fiel o que pode gerar muitas oportunidades de networking e divulgação, mas atenção, lá é uma rede que favorece a interação entre as pessoas, se você entra só para postar ou para replicar conteúdos do Instagram, pode ter certeza que ficará falando sozinho.
Se você deseja melhorar a sua presença nas mídias digitais para divulgar seu negócio, venha participar da comunidade Negócios de Festas aonde você terá acesso a consultoria, mentoria e aulas on demand sobre gestão, comunicação e marketing. Saiba mais