Se você tem interesse em se trabalhar como cerimonialista de festas e não tem ideia de por onde começar, esse artigo pode te ajudar.
Em primeiro lugar queremos deixar claro que existe uma confusão com relação a função desempenhada por um cerimonialista, em geral ele é o profissional responsável pelo planejamento de cerimônias públicas e privadas, mas por algum motivo desconhecido o termo cerimonialista se popularizou no Brasil como o profissional responsável pelo planejamento e organização de eventos e é sobre essa função que vamos tratar aqui.
O profissional de organização de eventos é o responsável por planejar, executar e coordenar os mais diversos tipos de eventos, providenciando tudo o que seja necessário para o bom andamento e sucesso destes.
O mercado de eventos é muito amplo e em geral os profissionais e agências se especializam em uma área de atuação que pode ser eventos de entretenimento (shows), eventos corporativos, eventos científicos e eventos sociais, esse último se refere ao mercado de festas.
Para esclarecer eventos sociais, são todos os tipos de eventos que não possuem um objetivo comercial ou educacional, são eles: festas de casamento, bodas, noivado, aniversários, confraternizações e etc.
No Brasil, o trabalho dos organizadores de festas teve início há 40 anos com o planejamento e coordenação de eventos empresariais, porém com as mudanças ocorridas na sociedade durante esses anos as comemorações familiares deixaram as residências e foram para espaços destinados à realização de eventos, como buffets e casas de festas e ai a atuação destes profissionais tornou-se cada vez mais comum.
O organizador de festas pode desempenhar várias funções, como: assessor, consultor, produtor, coordenador e cerimonialista. Porém no Brasil a função mais desempenhada é a de assessoria e cerimonial.
Para atuar com organização de festas é necessário formação na área que pode ser feita através de curso técnico, graduação, pós graduação ou cursos livres que são ministrados por institutos conceituados e também por profissionais experientes.
Vale lembrar que organizar o próprio casamento ou a festa do filho não torna ninguém profissional, é como instalar um programa em seu computador e sair por ai dizendo é um programador ou profissional de TI. Por isso é necessário buscar um curso de formação para aprender como organizar festas de forma profissional.
Antes de empreender ou se lançar como profissional autônomo o ideal é buscar estágios no setor, não precisa ser necessariamente com empresas de cerimonial e assessoria de eventos, existem possibilidades também em buffets e espaços para festas.
Esses estágios vão lhe dar oportunidades de conhecer melhor o mercado, ter contato com fornecedores e experiência na área operacional do evento e a partir disso você saberá se possui o perfil necessário para trabalhar com eventos.
O mercado de festas realmente é promissor e há muitas oportunidades , porém gente vê como um mundo de fantasia onde todos são felizes, pois se lida com sonhos, mas tudo isso não passa de ilusão, é preciso ter consciência que é um trabalho como outro qualquer que requer conhecimento técnico, jogo de cintura e paciência para lidar com pessoas e situações diversas.
Para quem tem interesse em aprender mais e se profissionalizar eu recomendo o Método Assessoria na prática da Maíra Tamberlini com ele você aprenderá tudo o que precisa para se tornar um profissional de organização de eventos sociais.
Aqueles que desejam se aventurar desejo boa sorte!
Informações gerais
Recursos: Computador, celular, internet, kit de trabalho.
Investimento: R$ 1.800,00 em cursos, material de divulgação, site e kit de trabalho
Faturamento: R$ 4.500,00*
Observações: Para o calculo de faturamento foi considerado um valor médio para a prestação de serviços de assessoria final de 3 clientes por mês/ Não foi considerado no valor de investimento a aquisição de computador e celular/ O valor de faturamento podem variar de acordo com a localização e valores dos serviços oferecidos/ O faturamento se refere ao valor bruto sem desconto de impostos e custos gerais.